Beber leite: Sim ou Não?

leite (1).jpg

 

O dilema já não é recente, mas todos ainda falam disso e dão o seu palpite. Beber leite: Sim ou Não? 

Eu não tenho resposta para isto – e acho que ninguém tem -, mas interesso-me por questões sobre alimentação no sentido de me tornar mais saudável e, por isso, aproveito para falar da minha experiência. Ultimamente, tenho lido bastante sobre o tema e adoto os aspetos que acho que devo e que combinam mais com as necessidades do meu organismo. Acredito que nem todas as dietas da moda são adequadas a todas as pessoas, por isso, é preciso ir com calma.

 

LEITE.jpg

 

 

Há cerca de dois anos, eu decidi eliminar o leite da minha alimentação. Confesso que antigamente bebia muito leite – sempre ao pequeno-almoço e, por vezes ao lanche – e raramente me atrasava a digestão. Apenas quando exagerava na quantidade de leite por dia e, por exemplo, juntava um pão com queijo é que me sentia com o estômago pesado.

Eu tenho muita tendência de fazer conjuntivites acompanhadas de chalásios e, por isso, decidi tentar o tratamento através da acupuntura. Foi nessa altura que me foi aconselhado deixar de beber leite para experimentar se me sentia melhor. Assim foi, deixei de beber leite e substitiuí por café, chá ou bebida de amêndoa.

 

alpro.jpg

 

                                                             (É esta a bebida de amêndoa que bebo) 

No início, lembro-me que foi muito difícil deixar o leite e, no inverno, apetecia-me uma boa meia de leite. Mas encarei esta experiência como necessária. O facto, é que o leite está presente nos chocolates e nos iogurtes. Talvez seja por isso que continuam a aparecer as conjuntivites e os chalásios.

No entanto, continuo a não beber leite porque agora quando bebo já sinto algo estranho. Com alguns iogurtes é que parece que fico com azia e, por isso, tento escolher os mais simples e, de preferência, líquidos.  

Não estou preocupada com o cálcio que o leite me poderia dar porque tento compensar com a água, que também tem cálcio e com outros alimentos. 

 

 

4 thoughts on “Beber leite: Sim ou Não?

  1. Creio que é como em tudo: haja bom senso! Sou intolerante à lactose, mas adoro o sabor do leite, iogurte e outros derivados. Tentei substituir por alternativas (sem lactose, soja, arroz, amêndoas), mas o sabor nunca é o mesmo e, tal como dizes, acabamos por encontrar leite noutros alimentos. Não morro por consumi-lo de vez em quando, apesar de passar por alguns desconfortos, mas também não fico com aquela sensação chata de privação. É como quando queremos comer fast food sabendo que nos faz um mal tremendo, mas sabe bem de mais :PBeijinhos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s